Dada a largada para o licenciamento ambiental do Submerso - Túnel Santos-Guarujá

Publicado em 03 Setembro de 2013
Governador Geraldo Alckmin apresentou o traçado definitivo do túnel e entregou cópia do EIA/Rima aos prefeitos de Santos e Guarujá

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta terça-feira (03/09) ao prefeito Paulo Barbosa, de Santos, e à prefeita Maria Antonieta de Brito, de Guarujá, o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/Rima) para a construção do túnel submerso ligando os dois municípios. Durante o evento, foi apresentado o traçado definitivo do túnel e as intervenções viárias que serão feitas nas duas cidades.
 
Projetado com tecnologia inédita no País, o túnel permitirá a articulação do transporte entre os dois municípios, reduzirá o tempo de circulação de veículos, eliminará gargalos no trânsito das duas cidades e contribuirá para a diminuição do consumo de combustíveis e a emissão de gases poluentes. Inovação e sustentabilidade são as grandes características do projeto.
 
A DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A, que será responsável pelo gerenciamento da obra, depositou o EIA/Rima na Cetesb no dia 28/8 e a expectativa é de que a licença prévia seja emitida até março de 2014 e a licença de instalação em julho de 2014, o que permitirá o início imediato das obras, que tem 44 meses para entrega ao tráfego.
 
Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita pela rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP 055), com 43 km de extensão, e pelas balsas das Travessias Litorâneas da DERSA. Com o túnel submerso, o trajeto será percorrido em cerca de 1 minuto, superando filas de espera na balsa e o longo percurso rodoviário.
 
O túnel será composto de 6 módulos de concreto pré-moldado, que serão construídos em uma doca seca localizada no Guarujá. Após finalizados, serão rebocados flutuando até o local onde serão submersos. Após a imersão, cada elemento é encaixado e fixado aos anteriores, formando o túnel. O projeto, que vem sendo conduzido por um consórcio 100% nacional, conta também com consultoria da empresa holandesa Haskoning Nederland B.V., responsável por projetos similares em vários países, e permitirá a transferência da tecnologia para os técnicos brasileiros.
 
O túnel terá 762 metros de extensão, 950 metros de rampas e cerca de 4,5 km de obras viárias em superfície e em viadutos. Quando pronto, interligará os bairros de Macuco, em Santos, e Vicente de Carvalho, em Guarujá.
 
O orçamento total do empreendimento é de R$ 2,4 bilhões, sendo R$ 962 milhões para as obras do túnel; R$ 506 milhões para as obras viárias em Santos; R$ 532 milhões no viário do Guarujá; R$ 362 milhões para desapropriações e reassentamentos; R$ 78 milhões para projetos; e R$ 15 milhões para compensações ambientais.
 
A escolha do túnel já havia sido anunciada pelo Governador Geraldo Alckmin após um extensivo estudo de alternativas conduzido pela DERSA (2011). O local selecionado para a travessia seca demonstrou ser aquele que gerava o maior número de benefícios conjuntos para atender as demandas de automóveis, caminhões, bicicletas e pedestres.
 
BENEFÍCIOS
Com a nova ligação seca, deixarão de ser percorridos nos deslocamentos entre os dois municípios 25 milhões de km/ano por veículos de transporte de carga e 20 milhões de km/ano por carros de passeio. Haverá uma economia de 2,5 milhões de horas/ano gastas no trânsito.  O ganho ambiental é representado pela redução de 72 toneladas/ano nas emissões de monóxido de carbono e 3,2 toneladas/ano de material particulado. Haverá também diminuição de 18,4 mil toneladas/ano de dióxido de carbono lançado na atmosfera.
 
Com faixas para veículos e espaço exclusivo e fechado para bicicletas e pedestres, o projeto também permitirá a passagem do VLT quando o projeto for concluído e dará acesso ao futuro aeroporto metropolitano e ao terminal rodoviário de Vicente de Carvalho.
 
O túnel submerso oferece uma grande contribuição à mobilidade urbana, refletindo-se significativamente na melhoria das condições de deslocamento de trabalhadores entre Santos (região de atração de empregos) e Vicente de Carvalho (centro de fornecimento de mão-de-obra) e com efeitos positivos para a mobilidade em toda a Região Metropolitana da Baixada Santista.
 
A demanda atual na movimentação entre as áreas mais imediatas das duas margens do canal, em dias úteis, supera a 40 mil pessoas e a movimentação de caminhões chega a 1.900 veículos por dia.
 
PRÓXIMOS PASSOS
A DERSA abrirá, no dia 16 de setembro, duas centrais de relacionamento (uma em Santos e outra em Guarujá) para prestar informações à população, disponibilizar consultas ao EIA/Rima e ao traçado do projeto. Ainda em 2013, duas audiências públicas (uma em cada município) serão marcadas pelo CONSEMA para discutir o licenciamento ambiental. A previsão de início das obras é julho de 2014.
 
Links para acessar o EIA/Rima no site da DERSA:

EIA - http://www.dersa.sp.gov.br/empresa/eia_tunel_submerso.asp
 
RIMA - http://www.dersa.sp.gov.br/empresa/rima_tunel_submerso.asp

Fonte: Assessoria de Imprensa - DERSA

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